quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Clube dos Cinco (The Breakfast Club)

Certa vez, numa noite de insônia liguei minha TV na Globo e passava um daqueles filmes que você sabe que já assistiu, mas não lenbra quando, não lembra a história e não sabe o fim. Era um daqueles cRássicos dos anos 80, eu nasci em 1989 então pertenço sim a década de 80, mesmo que só um pouco e adoro ela!

O filme é daqueles que você quer assistir inteiro só pra saber o fim, é o melhor tipo de filme, um dos filmes que marcam. Quase fui dormir pois peguei o filme pela metade, então surgiu a lendária legenda na tela com os dizeres "Clube dos Cinco", "Parte 1"; resolvi então assistir até o fim, e de filme que eu achava familiar o Clube dos Cinco se tornou um dos meus favoritos!!!



Sinopse

O filme mostra um dia na vida de cinco adolescentes que, por terem se comportado mal na escola ficam detidos um sábado inteiro e tendo que redigir um longo texto, com mais de mil palavras, sobre o que eles pensam sobre si mesmos. Apesar de muito diferentes, eles acabam se conhecendo melhor e dividindo seus dramas pessoais.

Especial de tão normal


Os jovens são típicos alunos do segundo grau norte americano (ou pelo menos dos filmes norte-americanos), aqueles tipos que todo mundo conhece por aqui de tanto assistir filmes norte americanos no Cinema em Casa e na Sessão da Tarde: um típico nerd, inteligente e meio "excluído", um cara popular que faz parte do time de luta da escola, uma deslocada social cuja família sequer nota sua existência, uma garota rica de família tradicional e um garoto-problema, que causa transtorno e arruma confusão por onde passa. Tipos normais, conhecidos, tipos que se não fossem tratados de maneira pessoal e singular não trariam graça nenhuma ao filme, o filme mostra um dia normal na vida de pessoas normais, pessoas como as que você conhece.

Aos olhos dos adultos e, principalmente do diretor da escola, o Sr. Richard Vernon eles são simplesmente um cérebro, um atleta, um caso perdido, uma princesa e um criminoso. Todos diferentes, cada um anda com seu grupo, durante um sábado inteiro tendo que conviver juntos. Mas diante de todas as diferenças eles notam algo em comum, a vontade de mostrar ao mundo dos adultos que eles também têm seus problemas e que por menor que pareçam, esses problemas são grandes para eles!

O filme é excelente, quem nunca assistiu, assista! É ótimo e o final é muito bom!!!

Como estão hoje?

Agora vamos aos personagens principais:


Judd Nelson- John Bender, o garoto problema! Ele causa discussões e intrigas o filme todo, mas algumas delas são essenciais para o desenvolvimento do filme. Judd é mais conhecido pelo próprio filme "The Breakfast Club", depois disso só conseguiu papéis em filmes de baixo orçamento e interpretou uma vítima de assassinato em CSI. Judd nasceu em Portland, dia 28 de novembro de 1959.

Emilio Estevez- Andrew Clark, o atleta. No filme ele chega a convidar Claire, a princesa (Molly Ringwald) para o baile, tem perfil de atleta, come bastante, anda de regata e tem ar de valentão. Sobre Emilio, ele é o filho mais velho do consagrado ator Martin Sheen e não adotou o nome artístico de seu pai, porque ele queria papéis que não dependessem do sucesso de seu pai. recentemente dirigiu episódios das séries: Cold Case, Close to Home, CSI: NY e The Guardian e dirigiu alguns filmes, entre eles: Bobby, The War at Home e Men at Work. Emilio nasceu em Nova Iorque em 12 de Maio de 1962.

Ally Sheedy- Allison Reynolds, o caso perdido. Allison é uma garota de estranhos costumes que não recebe atenção da família, observa tudo atenciosamente de longe (é uma excelente desenhista) e quase não fala. Ally é norte americana, nasceu em 13 de Junho de 1962 e participou do filme "Harold", interpretando Maureen e do filme "Marco Zero", interpretando a Dra. Reynolds (Reynolds? Seria coincidência?). Isso foi tudo o que achei sobre Ally, se souberem mais alguma coisa comentem e digam. Por favor.

Molly Ringwald- Claire Standish, a princesa. Filha de pais ricos, cheia de mimos, no início do filme seu pai, ainda dentro de seu BMW diz: "Querida, matar aulas pra fazer compras não é um defeito. Tenha um bom dia.", isso já responde metade das perguntas. A outra metade foi respondida Domingo (18/10) pra quem assistiu o "A Garota de Rosa Shocking" na... sei que raio de canal é aquele, aqui em São Carlos deve ser TVE, GNT, sei lá, só sei que é pra lá do 37! Isso porque Molly faz o papel de Andy, a personagem principal, na sua juventude Molly foi uma "queridinha da américa", tendo participado de vários filmes adolescentes como "Gatinhas e Gatões", "Clube dos Cinco" e "A Garota de Rosa Shocking". Molly recusou um papel em "Uma Linda Mulher", papel esse que ficou com Julia Roberts, a "Rainha da Comédia Romântica", depois fez o teste para o papel de Molly (coincidência?) no filme "Ghost: Do outro lado da vida", mas o perdeu para a atriz Demi Moore. Atualmente, faz o papel de Anne, mãe da protagonista Amy na série adolescente "The Secret Life of a American Teenager". Molly nasecu em Roseville, em 18 de Fevereiro de 1968.

Anthony Michael Hall- Brian Johnson, o Cérebro. Traduzido nos dialetos atuais como Nerd. O cara que parece que só estuda, só anda com seu grupinho de amigos, odeia educação física e não é popular. Anthony tinha problemas de alcoolismo desde os treze anos, mas graças a Deus se mantém sóbrio desde 1990. Anthony participou de vários filmes depois de Clube dos Cinco, entre eles "Mulher Nota 1000" (1985), "Johnny Be Good" (1988), "Edward Mãos de Tesoura" (1990), "Piratas do Vale do Silício" (1999). Hoje ele é o ator principal da série "The Dead Zone". Anthony naseceu em Boston, em 14 de Abril de 1968.

Assim se encerra o post sobre os 5 principais personagens de "Clube dos Cinco", e vou encerrar o post com as mesmas palavras que iniciam o filme, para que cada um dos que as lerem tirem suas próprias conclusões:

"...E essas crianças
nas quais vocês cospem
e tentam mudar o seu mundo
são imunes às suas consultas.
E elas têm consciência
de tudo o que acontece com elas..."


DAVID BOWIE

4 comentários:

  1. GOSTEI DESSE POST E PRINCIPALMENTE DA FRASE QUE VOCÊ COLOCOU DO DAVID BOWIE!

    ResponderExcluir
  2. Sensacional. O melhor filme do gênero.

    ResponderExcluir
  3. Post maravilhoso. Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Filme sensacional, incrível como os adolescentes de hoje são tão diferentes mas ao mesmo tempo tão parecidos com os adolescentes dos anos 80. A trilha sonora do filme também é muito boa, sucesso que lançou o Simple Minds como esquecer ? Don't you forget about me. Enfim vale a pena lembrar desse filme

    ''Sinceramente:O clube dos cinco'' =)

    ResponderExcluir